Saulo, Saulo, porque me persegues?


Atos 9.3 - Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,

Este texto trata do encontro de um homem chamado Saulo com Cristo, algo que mudou não somente a vida dele, como muitas outras vidas.

Esta história começa no capítulo 7, após a defesa do piedoso jovem Estevão que é apedrejado e suas vestes são lançadas aos pés de Saulo.

Ao olhamos para escrituras vemos que era um homem que respirava "ameaças e morte" contra todos os cristãos conhecidos como aqueles do caminho, e com esta atitude acreditava estar fazendo a vontade de Deus. Era zeloso, mas na verdade estava na direção contrária.

Fl 3.4-6 - Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

E isso nos chama atenção porque muitas vezes podemos estar fazendo algo com zelo, sem, no entanto, estar glorificando a Deus.

Jo 16.2,3 - Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.

Saulo era um homem implacável, que após pegar carta para as sinagogas de Damasco, onde sua intenção era perseguir e prender, já próximo do destino uma luz brilhou e rompeu a escuridão de sua vida. Juntamente com esta luz ele ouve uma voz, que lhe indaga: "Saulo, Saulo, porque me persegues". Ao ocorrer este encontro, o texto nos mostra que a graça de Deus vence a dureza do homem, a voz de Cristo alcança o coração, e o pecado é denunciado.

Todo encontro com Cristo gera transformação, e o homem é levado a se arrepender, é conduzido ao caminho de reconhecimento de quem é.

É importante entender que quando a graça de Deus é manifesta, não tem como resistir, porque ela comunica diretamente ao coração do homem, e gera uma transformação radical da vontade, das motivações, do entendimento em cada da área da vida, assim como foi na vida de Saulo.

Este que era perseguidor, agora recebe ordem para ir para cidade, mas ao levantar seus olhos não veem mais nada, e ele que antes prendia os cristãos, é conduzido por seus companheiros pela mão até Damasco, para ser ali curado, cheio do Espirito Santo mediante a oração de Ananias, para depois se tornar o Apóstolo Paulo que escreveu 13 cartas do novo testamento e foi instrumento de Deus para avanço do Evangelho. 

Concluímos então, que a graça ao alcançar o homem, faz com que o sacrifício de Cristo se torne real. E até que a graça o alcance tudo é apenas uma história que não tem tanto valor para o homem, mesmo este seja religioso.

Que o encontro com Cristo, mude nossa vontade, nosso coração e fiquemos totalmente voltados para ELE (Cristo).

ELE é o nosso Senhor

Flavio Franco
Anterior Proxima Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário