Vemos que neste texto Jesus sobe ao monte e começa apresentar o caminho de uma vida justa, ele começa a mostrar
o Evangelho do Reino, sua chegada e seus princípios a serem praticados pelos participantes deste Reino.
Precisamos entender o que este Evangelho do Reino significa:
Evangelho
(Boas Novas, Boa mensagem, boa noticia...de salvação) e Reino significa (Deus operando no coração dos seus filhos) ou seja Jesus veio trazer um caminho que somente nele podemos praticar e viver estas verdades.
Em Mateus 5:13-16 - Jesus fala sobre o cristão ser sal e luz para esta sociedade, algo que só pode ser alcançado com uma justiça que exceda a justiça dos Fariseus e Escribas (Mt. 5:20) e quero começar exatamente por este texto e depois voltar nas bem aventuranças que precisamos praticar para que se cumpra esta verdade em nossas vidas.
- Sal é utilizado para dar sabor, mas serve para para conservar também, o que Jesus esta aqui nos falando é que a sociedade (homem em geral) esta cada vez mais inclinada para os caminhos pecaminosos e que o nosso papel é retardar esta putrificação mundana.
- Luz - Ela não serve apenas para revelar as trevas, mas também para mostrar o caminho, Cristo esta falando a nós como servos dele que devemos mostrar o caminho ou seja revelar Cristo de tal maneira em nós que se evidencie que somente em Jesus existe o caminho, não só para felicidade, mas para eternidade.
Mediante a tamanha responsabilidade logo nos vem uma pergunta como viver desta forma ou melhor como poderemos cumprir estas verdades? Isso porque achamos que estas coisas é possível apenas como nosso esforço, mas isso só é possível em Cristo e através de Cristo, ele é a nossa força. Quando olhamos para os versículos anteriores Mt. 5:3-12 percebemos exatamente os ensinamentos que podem tornar possível sermos sal e luz e como deve ser o coração de um verdadeiro seguidor de Cristo. É ai que notamos tantas vezes a palavra Bem Aventurado (Felizes).
- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
- Feliz é aquele que é pobre de espirito, isso não se refere a condição financeira ou tão pouco de um situação natural, mas de algo espiritual pobre ou humilde no sentido de miserável que somos sem Deus, mostra que Feliz é aquele que sua vida espiritual depende de Deus, reconhecimento que é pecador e quão pecador somos, isso nos leva a ficar contristados, arrependidos, tristes por infligir as leis de Deus, tanto que vamos as lagrimas.
- Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
- Não esta se referindo aquelas pessoas choronas, se refere aqueles que choram, mas choram vendo sua condição de pecador, choram diante dos seus erros e reconhecendo esta condição serão consolados.
- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
- Mansos - São aqueles que não pagam mal com mal, que abre mão do próprio direito para o bem coletivo. Dr. martyn lloyd-jones disse que o manso defende a verdade e empenho, que se dispõe a morrer por ela.
- Mansidão se expressa da forma que nos dirigimos ao próximo.
- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
- Feliz aquele que tem fome e sede de Justiça, que não esta satisfeito com sua condição espiritual e nem com a condição espiritual da sociedade em geral e que reconhece que a justiça humana não é o suficiente e que deseja ardentemente a justiça de Deus que excede os valores naturais.
- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
- Senso de compaixão, aqui não se refere a fazer algo para alguém ou aliviar sofrimento em alguns momentos da vida, é algo constante na vida do cristão.
- Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
- Entendemos o coração como alma (centro das emoções), feliz aquele que possui pureza, transparência, que seu viver é para Glória de Deus.
- Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
- Dotados de coração limpo, liberto do eu, e tem seu interesse no bem do próximo.
- Desta forma entendemos os dois próximos versículos:
- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. - Uma pessoa com estes valores certamente será perseguida ou seja sofrerá perseguição, claro que esta perseguição não será por um fanatismo religioso ou por algumas atitudes externas, mas por praticar a justiça, ser justo...ser semelhante a Jesus, em um viver que os valores estão fluindo de dentro para fora e não apenas externos.
- Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
- Estes valores não podem ser vividos separadamente, temos que ser dependentes de Deus reconhecendo a nossa pobreza espiritual, chorarmos diante dos nossos pecados em arrependimento, ser manso e termos sede da justiça de Deus, misericordiosos como o próximo limpos de coração e pacificadores. Valores que dependemos do agir de Deus em nossas vidas para cumpri-los na sua totalidade.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.
Conclusão: Assim não vamos apenas mostrar a escuridão e sim mostrar o caminho (sermos a luz), o mundo precisa ver a nossa luz para encontrar a Cristo, sendo assim devemos viver estas verdades, pois cada vez mais o mundo se inclina para perdição e devemos ser o sal que retarda esta condição.
E Você tem sido sal e luz? Que possamos em Cristo cada vez mais viver suas palavras e os seus princípios e nele somente nele vamos encontrar a verdadeira felicidade.
Em amor!
Pr. Flávio
Gostou? Comente / Divulgue:

0 comentários:
Postar um comentário