No versículo 17 ele diz que tudo que estava escrito a seu respeito seria cumprido e, desde do seu nascimento e todas as coisas do Antigo Testamento que apontavam para ele.
Precisamos buscar entendimento desta lei ao qual Cristo esta se referindo, vamos aqui apresentar em três categorias.
- A Lei cerimonial - Se refere a Adoração por parte de Israel, seus rituais (todos apontando é claro para Cristo), por esta razão não se aplica mais aos nossos dias, já foi cumprida em Cristo.
- A Lei civil - Se aplicava a vida cotidiana em Israel.
- A Lei moral - Ordem direta de Deus, Obediência - Essa é aplicável em nossos dias, precisamos deixar claro que Cristo cumpriu e obedeceu completamente a Lei moral.
E isto só é possível em Cristo, pois ele cumpriu a lei e se fez maldito naquela Cruz por nós, nele e somente nele somo livres.
Jesus continua dizendo que se a nossa justiça não exceder e muito as dos escribas e fariseus jamais entrareis no Reino dos céus, neste verso traz bastante temor, pois se tinha alguém que parecia viver a Lei eram estes que Jesus citou, mas a grande verdade é que Jesus estava falando que os preceitos de Deus não se limitava em cumprir um conjunto de regras, não era apenas no exterior e nas atitudes sem o coração transformado. Os Fariseus e Escribas via como dever para poder ser melhor, não via lei como um todo, em sua essência, via apenas aspectos. Cristo nos ensina uma justiça que é obra de Deus em nós, algo que de maneira nenhuma alcançamos sozinhos, que não é centralizado em nada que não seja a vontade de Deus. Jesus não anulou ou mudou a Lei, ele nos ofereceu uma compreensão melhor.
Então Jesus começa mostrar o verdeiro sentido da Lei.
- Mateus 5:21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
- Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
- Mateus 5:23-26 - Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
Fica muito claro neste texto o que também esta em 1 João 4:20 (Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?), que não há como amar a Deus e odiar nosso irmão, que nossas atitudes em relação ao próximo reflete em nosso relacionamento com Deus, ou seja concerte e resolva logo as diferenças antes que fique pior.
- Mateus 5:27-30 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
- Mateus 5:31-32 - Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
- Mateus 5:33-37 - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
- Tiago 5:12 - Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.
Nos versículos 38 ao 42, vemos que o propósito inicial era misericórdia, que o castigo deveria ser proporcional ao crime e não um respaldo para vingança pessoal.
- Mateus 5:38-42 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
- Mateus 5:43-48 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
- 1 João 3:2-3 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
Em amor!
Pr. Flávio
Gostou? Comente / Divulgue:

0 comentários:
Postar um comentário